Aguarde, carregando...

NOSSO
BLOG

Unidade CIP

Unidade CIP
sexta, janeiro 14 | 10:43

A higiene é essencial nos processos alimentícios e deve ser considerada como um passo de suma importância no processo de produção. Nos setores alimentares, uma limpeza ineficiente pode afetar um dia inteiro de produção e influenciar diretamente a qualidade do produto final, pois se você não faz uma limpeza e sanitização adequada e com frequência, bactérias podem se proliferar nos equipamentos alterando diretamente o cheiro e sabor da sua cerveja.

Desse modo o sistema de Unidade CIP (Clean In Place) é essencial para auxiliar sua produção, pode ser tanto fixo quanto móvel, acompanhado de um painel elétrico com comando CLP e tela IHM, controlador de temperatura, válvulas com acionamento pneumático, sendo totalmente em aço inox AISI 304.

O equipamento atua em 6 etapas, sendo elas: Pré-enxágue, limpeza, enxágue, desinfecção química, enxágue e neutralização.

Pré-enxágue: Onde ocorre o enxágue do equipamento para produção com água fria ou quente.

Limpeza: É realizada a limpeza nos equipamentos para produção com a água quente que foi circulada.

Enxágue: Realizado enxágue completo com água fria ou quente.

Desinfecção química: Lavagem com solução sanitizante ácida ou solução alcalina na dosagem escolhida.

Enxágue: Um último enxágue completo é feito, com água fria ou quente.

Neutralização: É realizada após o término de vários ciclos de limpeza e sanitização - misturando solução alcalina e solução sanitizante ácida para atingir pH neutro da solução e seu descarte no canal.

Dessa forma a unidade CIP garante a higiene de seus equipamentos e assegura a qualidade final da sua produção.