Aguarde, carregando...

NOSSO
BLOG

AÇO INOX E A IMPORTÂNCIA SANITÁRIA PARA A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS

AÇO INOX E A IMPORTÂNCIA SANITÁRIA PARA A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS
sexta, junho 04 | 10:22

Com o intuito de assegurar que os produtos alimentícios estejam em condições adequadas de consumo, é essencial que, durante o processo de produção, determinadas especificações e medidas de segurança sejam atendidas. O aço inox é amplamente recomendado para a produção de alimentos pois possuí resistência a oxidação do metal, variação de temperatura, fácil higienização e resistência à corrosão.

Aço inox do tipo 304 é empregado em cerca de 50% de todas as aplicações na indústria de alimentos, devido à sua combinação custo relativamente baixo e de resistência a corrosão, evitando a contaminação dos produtos no interior dos equipamentos. Os tipos 316 e 317, que contêm molibdênio, apresentam ainda melhor resistência à corrosão, o que é uma característica desejável. Em empresas em que se trabalha com produtos corrosivos, como indústrias químicas, é feita a opção por aplicar o aço 316.

É extremamente importante que sejam empregados programas e procedimentos de higienização corretos, como o Procedimento Padrão de Higiene Operacional e Boas Práticas de Fabricação (BPF) em indústrias de alimentos. Um exemplo de boa prática de fabricação é manter superfícies que entram em contato com alimentos em bom estado de conservação, sem rachaduras, trincas ou outros defeitos e, principalmente, realizar a manutenção correta dos equipamentos, uma vez que estes podem possibilitar o crescimento microbiano (ANVISA, 2004).

Adquira seu equipamento conosco! Whatsapp: (49) 3090-0406

Fonte: PÓVOA, Paulo Victor Nogueira. Aço inoxidável como material para equipamentos da indústria de alimentos. 2017. 38 f. TCC (Graduação) – Curso de Engenharia Química, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. e like).